Como falamos antes, no Pingo do Mula prezamos muito pela qualidade.
O leite é o principal ingrediente para a fabricação de queijos. Por isso, a qualidade do leite determina diretamente a qualidade dos queijos. Quando o leite não é pasteurizado, como no Queijo da Canastra, a qualidade do leite é mais importante ainda.
Para se conhecer a qualidade do leite, são necessárias análises laboratoriais, testes realizados frequentemente na nossa fazenda, para avaliação de todo o processo produtivo e monitoramento quanto à qualidade do leite e dos produtos finais.
Apresentamos algumas das análises laboratoriais no leite do Pingo do Mula:
1.Contagem Bacteriana Total (CBT)
A Contagem Bacteriana Total (CBT), também denominada de Contagem Padrão em Placas (CPP), determina a quantidade de bactérias no leite. O resultado é determinado em termos de unidades formadoras de colônias por mililitro de leite (UFC/ml), ou seja, o resultado indica a quantidade de bactérias ou grupos de bactérias capazes de se multiplicar formando colônias que estão presentes em um mililitro de leite.
Sempre haverá bactérias no leite, mas uma elevada contagem bacteriana demonstra falhas na higiene do ordenhador, das vacas, dos equipamentos e/ou das instalações.
No caso da fabricação de queijos de leite cru, como é o caso do Queijo da Canastra, o ideal é que o resultado da análise de CBT (ou CPP) seja o menor possível. O valor de referência para a contagem do CBT é até 300.000 CBT (UFC/ml) e a análise com o leite do Pingo do Mula teve resultado entre 2.000 e 8.000 CBT (UFC/ml).
Confira o relatório da análise aqui.

2.Análise de composição do leite
Conhecer a composição do leite é muito importante pois ela afeta diretamente a qualidade do queijo, em termos de sabor, aroma e consistência.
Nossos resultados são muito bons também para essa análise, compartilhamos com você aqui: Relatório.

