História

A fabricação do Queijo da Canastra na Fazenda São Tiago Batatas começou com Antônio de Melo Almeida (Mula Véia), no final da década de 90 em São Roque de Minas, Serra da Canastra-MG.

A propriedade era apenas um pasto em que ficavam vacas para revenda. O antigo proprietário, conhecido como “Mula Véia” – origem no do nome Pingo do Mula, construiu a área de curral, a área de ordenha, a queijaria e as instalações para o único funcionário que o ajudava a época.

“O apelido que herdei do meu pai é porque ele sempre foi bem sistemático, quando ele pega uma coisa pra fazer ele faz da melhor forma possível! Ele sempre fez um queijo diferenciado, caprichado”, conta Paulo Henrique de Matos Almeida (Mula Nova), que se juntou ao pai em 2015, para desenvolver a produção.

Em 2022, os atuais proprietários tomam frente da fazenda. Apaixonados por queijos e pela produção artesanal, os amigos Vinícius e José Artur, assumem o Pingo do Mula, mantendo a tradição da marca e aprimorando o saber fazer, através de tecnologia e estudo constante. O objetivo é oferecer produtos de alta qualidade e fortalecer a Região do Queijo da Canastra.

Veja também